A ISCUS busca ser, além de uma conferência com temas pertinentes para a atualidade, um encontro com encaminhamentos efetivos e continuidade na formação de uma rede de estudantes e profissionais de sustentabilidade urbana.

Por isso se preocupou em desenhar uma metodologia mais dinâmica do que as tradicionais conferências, tendo como foco o compartilhamento de conhecimentos e o diálogo construtivo visando a formulação de um documento comum com os resultados dos trabalhos. Esse documento será utilizado tanto para recomendações políticas, quanto diretrizes para novas pesquisas e iniciativias. A metodologia foi organizada da seguinte forma:

  • Cada mesa contará com um moderador com conhecimento da temática para orientar o tempo e o processo de diálogo entre os expositores;
  • Cada apresentador terá 15 minutos para a sua exposição, logo após terão mais 15 minutos para dúvidas e sugestões entre os expositores e os participantes;
  • Terminadas as apresentações, as mesas dialogarão sobre questões-problemas comuns que serão a base para o documento final, sendo: Como os nossos trabalhos podem ser integrados e apresentam links de complementaridade? São soluções globais que podem ser replicadas localmente? De que forma os trabalhos apresentados podem ser aplicados nas nossas diferentes localidades? Conhecem práticas similares? E para Curitiba, como poderiam ser aplicados?
  • Após o diálogo das questões problemas, a mesa terá mais 15 minutos para preencher um formulário de encaminhamento e dialogar sobre as recomendações do tema a partir dos trabalhos apresentados.

1473009_529795213778460_2046484829_n

O diálogo construtivo visa despertar o senso de união e responsabilidade compartilhada entre estudantes que serão os protagonistas da sustentabilidade urbana em sua localidades, representando uma força global trabalhando em sinergia com objetivos em comuns e em constante troca. Para tanto, vislumbra-se a criação de um Comitê que dará continuidade no acompanhamento dos resultados dessa edição e ficará responsável por organizar a próxima ISCUS.

Vivendo o novo paradigma da colaboração como futuro da sustentabilidade urbana, chamamos todos os participantes para que construam juntos o legado que a ISCUS visa promover na sociedade.

A metodologia de trabalho nas mesas de discussão da ISCUS foi desenvolvida pela Sociedade Global e visa proporcionar a troca de conhecimentos entre seus participantes assim como a busca de soluções concretas tanto global como localmente.

Curta a página do evento https://www.facebook.com/ISCUSsustainability