Que tal apresentar um desafio enfrentado pela sua organização para que a inteligência coletiva possa contribuir com o desenvolvimento de inovações sociais? Ou então colaborar com a sua experiência e conhecimento junto a outras organizações na busca de soluções para desafios comuns?

Você certamente já escutou a frase “duas cabeças pensam melhor do que uma”, não é mesmo?

Isso porque existe um consenso de que duas formas diferentes de pensar, de ver o mundo e cocriar ideias, trabalhando em conjunto, são capazes de gerar um produto final ainda melhor e mais completo do que apenas uma.

Mas então, se concordamos com isso, não havemos também de concordar que três pensam melhor do que duas? E quatro do que três, e assim por diante?

E se aplicássemos esta ideia, para, em laboratórios colaborativos, buscarmos juntos novas soluções para velhos – e atuais – problemas? E se aceitássemos que cada um de nós pode contribuir de maneiras diferentes e complementares com sua criatividade, experiência de vida e conhecimentos individuais para pensarmos e elaborarmos juntos novos métodos, formas e soluções?

Os Laboratórios de Inovação Social são um convite para que você, nós e todos os demais atores sociais interessados, nos unamos para, através da colaboração, maximizarmos esforços visando atender necessidades sociais e criar valor social.

Mas afinal, o que é  INOVAÇÃO SOCIAL?

Existem várias definições para o termo. Algumas delas são:

“Uma nova solução para um problema social que seja mais efetiva, eficiente, sustentável ou justa que as já existentes, e que, prioritariamente, gere valor para a sociedade como um todo ao invés de beneficiar apenas alguns indivíduos.” (Stanford Social Innovation Review)

“Novas ideias (produtos, serviços e modelos) que simultaneamente vão ao encontro de necessidades sociais e criam novos relacionamentos ou colaborações. Em outras palavras, são inovação que, ao mesmo tempo, são boas para a sociedade e aumentam a capacidade de a sociedade agir.” (Murray et al., 2010)

“Uma iniciativa – produto, processo ou programa – que muda profundamente rotinas elementares, recursos e fluxos de autoridade ou crenças de qualquer sistema social.” (Westley, 2008)

Nós da Sociedade Global acreditamos que este é o modelo mais adequado para a busca do desenvolvimento, e por isso incentivamos, promovemos e participamos da realização deste modelo de laboratórios.

No mês de Outubro estamos desenvolvendo, em parceria com o Instituto GRPCOM, o Laboratório de Inovação Social para Organizações e Empreendedores Sociais de Curitiba, que objetiva, através de metodologias de Design Centrado no Ser Humano, formular soluções e superar desafios de gestão enfrentados pelas organizações.

Alguns dos temas trabalhados serão: estratégias de impacto, monitoramento e avaliação, articulação Intersetorial, influência em políticas públicas, mobilização de recursos, desenvolvimento de lideranças, etc.

Este laboratório será no formato desafio-problema-solução, no qual os participantes, ao se inscreverem, encaminham problemas e desafios que gostariam de solucionar, para que os trabalhemos juntos no ambiente de Inteligência Coletiva. Os casos são então agrupados por temas e afinidades de assuntos, para que no dia possam ser formados diferentes grupos por temas de interesse. E, por fim, os participantes trabalharão junto ao gestor que fará a apresentação do seu caso, utilizando o processo de Design de Inovação Social.

As três etapas principais deste Design consistem em: Ouvir, Criar e implementar. Este processo irá gerar um protótipo final, que deverá ser apresentado aos demais participantes, para que todos possam compartilhar os resultados, aprender sobre os diferentes temas e abordagens, além de ter a chance de colaborar com feedbacks que podem contribuir para a melhoria dos protótipos. Na última parte do encontro os grupos – em processo de colaboração – irão, junto aos Gestores, elaborar o plano de implementação de cada um dos protótipos formulados.

Lab IGRPCOM

Participe, aprenda um novo método e entenda como os laboratórios de inovação social estão revolucionando a forma de trabalho das organizações, na superação de problemas sociais complexos.

Afinal, muitas cabeças pensam melhor do que uma, não é mesmo?