O Programa Jovens Profissionais do Desenvolvimento desse ano teve a feliz participação de jovens engajados com diferentes linhas de estudo e projetos, entre elas a linha de Governança Democrática cujo objetivo era compreender melhor as atuais ferramentas de participação democrática e portanto decidiu acompanhar a revisão do Plano Diretor de Curitiba de 2014. 

O projeto desenvolvido ouviu diversos atores sociais envolvidos no processo como frentes de movimentos sociais, vereadores, secretarias municipais, ONGs, o IPPUC e cidadãos curitibanos para entender melhor as múltiplas perspectivas e interesses dos envolvidos. Eles foram articulados em diversas atividades, como no evento “Diálogos Democráticos: Construindo Oportunidades para a Participação Popular no Plano Diretor de Curitiba” (já comentado aqui) e nas entrevistas realizadas durante o processo como “Jornadas de Aprendizagem”. Desde então iniciou-se um processo de prototipagem de soluções baseadas nas contribuições dos diversos atores e setores consultados.

WP_20140709_019

Slide24

A linha desenvolveu a oficina “Participa Curitiba: Oficina sobre Participação Cidadã” e não satisfeita, realizou uma série de intervenções urbanas de caráter educativo-participativo em pontos movimentados da cidade, reunindo propostas que resultaram na cartilha “Propostas para o Plano Diretor de Curitiba”, além do vídeo resumindo esse processo que pode ser encontrado no início desse post.

Faça o download dos materiais desenvolvidos, através dos links abaixo:

Relatório do Evento entre Stakeholders: “Diálogos Democráticos”.

– Material Oficina “Participa Curitiba: Oficina sobre Participação Cidadã” – Aplicação.

– Cartilha: “Propostas para o Plano Diretor de Curitiba”

“Por meio desses materiais, pretendemos deixar nossa contribuição para a atual e futuras revisões do plano e estimular outros cidadãos a se envolverem com a temática. Incentivamos o uso deles em eventos e outros processos e estamos abertos para conversar sobre o trabalho desenvolvido. Agradecemos a todos aqueles que nos apoiaram e incentivaram. Acreditamos em uma Curitiba mais participativa e na co-criação da participação social! Bom trabalho!” 
Andressa Mendes, Fernanda Castelhano e Rafaela Scheiffer –  Equipe de Governança Democrática JPD 2014.

Contato: governancademocratica.jpd@gmail.com