Três anos de evolução da consciência

A Sociedade Global é uma organização da sociedade civil, fundada em 2009, na cidade de Curitiba. Acreditando no potencial dos diversos atores sociais de cocriar soluções para os problemas da atualidade, atuamos desenvolvendo capacidades de indivíduos e organizações para que possam colaborar na transição da economia e da sociedade para modelos mais justos, sustentáveis e pacíficos.

O Programa Jovens Profissionais do Desenvolvimento – JPD – foi criado em 2011 com o propósito de fomentar jovens lideranças em novos caminhos para o desenvolvimento, criando uma nova geração de profissionais inspirados a transformarem a si mesmos e suas carreiras para que alcancem realização pessoal e impacto social.

JPD

O PROGRAMA

Novos ambientes de aprendizagem, Nova Geração de Profissionais, Novos Caminhos para o Desenvolvimento. 

Um programa presencial para aqueles jovens profissionais que buscam ampliar sua atuação como LÍDERES SUSTENTÁVEIS, AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO E CIDADÃOS PARTICIPATIVOS.

INCLUI:

•DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E VALORES,
•PROGRAMA DE COACHING INDIVIDUAL,
•MENTORING COM PROFISSIONAIS ATUANTES,
•AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA;
•GESTÃO DE PROJETOS E EMPREENDIMENTOS SOCIAIS.

Foram 03 edições realizadas, mais de 30 jovens inspirados e uma rede de quase 100 profissionais envolvidos.

Confira nossa linha do tempo:

2012

Nessa primeira edição do programa seu formato era totalmente aberto, gratuito e experimental, o que atraiu muito jovens, sem demandar compromissos formais, foram mais de 20 jovens que passaram pela edição ao longo de mais de 6 meses. Tendo em vista preparar competências de Profissionais do Desenvolvimento ao passo que suprisse a demanda por recursos humanos da organização, os jovens voluntários contavam com mentorias da equipe e aprendizagem prática.

Como resultado realizaram pesquisas e aplicaram workshops em universidades a cerca da relação entre ensimo superior e as aspirações de carreira da nova geração de profisisonais para o desenvolvimento social. As descobertas foram apresentados e testadas também na HUB Escola e demais eventos naquele ano.

hub2 hub

2013

Com a metodologia reformulada, adotada uma Trilha de Aprendizagem de 7 meses que trabalha os 7 níveis de consciência de Ken Wilber e Richard Barrett, estabelecido o processo formal de Assessment de Competências e Valores e Coaching e Mentorias, o JPD 2013 ganhou um corpo metodológico robusto, começou a contar com a mensalidade dos participantes e exigir uma participação compromissada com pelo menos 12 horas semanais. Deu-se início ao processo com 6 participantes, 4 coordenadores, 9 coaches e cerca de 15 mentores, que se entregaram ao processo com grande dedicação.

integral

mob

“Mobilizando pela Mobilidade”, foi o tema encontrado após investigação de cenários em Curitiba em 2013. Tendo a Mobilidade Urbana como prioridade local, os jovens realizaram uma pesquisa para o mapeamento de  hábitos de mobilidade urbana dos cidadãos através de entrevistas com mais de 300 curitibanos. Realizaram um evento de diálogo com stakeholders da cidade para apresentação de resultados e cocriação de propostas.

cover 3 JPD

Além disso, neste ano foi realizado em parceria com voluntárias do Guerreiros Sem Armas – Glenda Barcarol e Clarissa Müller – o Oásis Canal Belém. O Oásis é uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Elos para o empoderamento de comunidades e realização de sonhos desta. O Canal Belém é uma região do bairro Boqueirão em Curitiba-PR que se situa às margens do Rio Belém. Nesse processo, foi descoberto que o maior sonho dos habitantes dessa comunidade era dar vida ao parquinho, não apenas para as crianças brincarem, como para as mulheres se exercitarem e para a maior segurança e estímulo da socialização saudável no local. Foi uma granfe festa onde cerca de 50 voluntários foram mobilizados para o mutirão que deu vida ao parquinho em 2 dias!

Veja mais.: JPD 2013 RESULTADOS

2014

Mantendo as boas práticas de Desenvolvimento Humano, Níveis de Desenvolvimento e Metodologia Integral, mais uma vez tivemos 100% de carreiras resignificadas; nesta edição com 15 inscritos, a novidade foi orientar os possíveis focos de investigação e prática em três linhas de atuação. Os jovens puderam escolher entre: Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Local e Governança Democrática.

Slide14

Através da adoção de uma metodologia de projetos mais alinhada aos contextos complexos e ao desenho de soluções alinhadas às reais necessidades da sociedade, foi adotado HCD – Design Centrado no ser Humano (IDEO.org) como referência principal. Assim, cada linha gerou impacto na sociedade através de pesquisas empáticas, eventos de diálogo entre stakeholders e desenho de soluções próprias, adequadas ao contexto investigado.

10488143_700308390048763_303483282975089254_n

Como principal resultado, notamos que o desenvolvimento de cada jovem profissional passa por um mergulho profundo em si mesmo e pela transformação pessoal, desenvolvimento de autoconfiança, maturidade e empoderamento. Na edição 2014 cinco  jovens conquistaram trabalhos alinhados à suas aspirações de carreira e impacto social durante o programa, sendo três devido a oportunidades geradas pela própria rede do JPD.

Confira o relatório completo da Edição 2014.

Edição 2015

A novidade para este ano é que o programa terá 4 meses, em que os jovens poderão conectar-se com seus propósitos e dar um novo significado à sua carreira e praticar competências ao desenvolver projetos em grupo, em vez de 7 meses como nas edições anteriores em que também desenvolviam projetos individuais. Nos 3 meses restantes os jovens que desejem investir em projetos individuais e implementar ideias de inovação social poderão se inscrever no LabIS – Laboratório de Inovação Social a ser lançado em Setembro deste ano.

time

Estamos prontos para receber novos jovens capazes de se inspirar, transformar a si, suas carreiras e à realidade que os cerca! As inscrições estão abertas! Confira!