DSC02164

 Participantes do Programa JPD em 2015.

 

Entre os dias 16 e 17 de maio a nova equipe de Jovens Profissionais do Desenvolvimento se desenhou. O programa que tem duração de quatro meses está em sua quarta edição, inspirando jovens a se desenvolverem como líderes e cidadãos.

Com a sala lotada, o espaço não foi problema. A turma estava em perfeita sintonia. Durante este primeiro encontro, os não mais desconhecidos, puderam falar um pouco sobre suas individualidades, sonhos e expectativas. Coisa que, aos poucos, cria a identidade da equipe e, por consequência, a singularidade do projeto.

Assim como um iceberg, os temas vão sendo aprofundados à medida que mais conhecimento vai se adquirindo. Primeiramente, é dialogado aquilo que está acontecendo no mundo, como se configura a sociedade e os modelos mentais e culturais a ela pertencentes. Depois, atividades de reflexão abrem espaço para que cada sujeito se perceba e reconheça aquilo que quer ser: o líder sustentável disposto a inovar em modelos de gestão? O agente de transformação capaz de desenvolver o ambiente local através do empoderamento e cooperação? Ou o cidadão participativo, engajado em um modelo mais consciente e democrático de participação cidadã?

Não sabe ainda? Calma! Ainda há tempo. Coachs, mentores e facilitadores – uma rede de dezenas de profissionais – estão aptos a induzir o caminho para o autoconhecimento.

Quando se domina a “liderança de si”, entende-se como cada um será capaz de configurar transformações sociais e econômicas coletivamente.

Quer conhecer mais sobre o projeto? Acesse o link do Programa.

DSC02006

Pedagogia do círculo. Atividade realizada em reunião.