lohoJHZrM6qbjFxAuUxwaWKJmitK-2h1KFKQ2zSm8lU (1)

Mais uma edição dos Jovens Profissionais do Desenvolvimento terminou neste fim de semana. Entre os dias 22 e 23 de agosto uma imersão no Recanto Gelasko em Campo Largo/PR, celebrou o fechamento deste ciclo e a transição para uma nova etapa.

Durante quatro meses de programa o JPD proporcionou aos jovens a possibilidade de mergulhar em si mesmos e mostrou caminhos que possibilitam dedicar seus talentos e novas  capacidades para o desenvolvimento da sociedade.  O aprendizado foi concretizado durante as primeiras duas semanas de agosto com a implementação dos protótipos de cada linha de trabalho: Desenvolvimento Local, Desenvolvimento Organizacional e Governança Democrática.

A linha de Desenvolvimento Organizacional iniciou um processo de Transformação Cultural – através do mapeamento de valores da cultura e da facilitação de um workshop com atividades para desenvolver confiança, comunicação aberta e colaboração na empresa Omega Design – Soluções em Móveis. 
O grupo de Governança Democrática fez um workshop no Bairro Alto e mobilizou pessoas da comunidade para serem protagonistas das decisões governamentais e desenvolver seu bairro, em parceria com a Rede Minha Curitiba, como continuidade do jogo Oásis – do Instituto Elos – que aconteceu anteriormente.
A equipe de Desenvolvimento Local construiu um planejamento de ações para o engajamento e empoderamento da comunidade em torno da A Casa é Sua, uma casa aberta no bairro do Portão, próximo à Portelinha, com objetivo de aproximar a comunidade das atividades culturais existentes no local. 

Reunidos com stakeholders e integrantes da rede (coachs, mentores, facilitadores, e impactados pelos projetos das linhas) , os JPDs 2015 apresentaram os seus projetos, compartilharam momentos de emoções, fotos, feedbacks e conselhos.

O fechamento deste ciclo foi metaforicamente representado por uma trilha e a cachoeira Salto Boa Vista na propriedade local.  Durante a caminhada emergiram em um intenso processo reflexivo sobre legado. Ao final do caminho, receberam a oportunidade de renascer e ser “batizados” pela queda d’água de 38 metros, que levou embora ao ‘velho eu’, dando lugar apenas ‘novo eu’ que os JPDS desejam viver de agora em diante.

Para celebrar as conquistas e resultados nesta etapa de co-evolução, a música, as brincadeiras animaram o encontro. Com ajuda da psicóloga Luciane Sato, uma percepção holística e integral, introduziu o diálogo sobre a visão de futuro de cada um, seus desafios e seu papel de no mundo. Dessa forma, a rede de profissionais capacitados para o desenvolvimento vai se alimentando de forças e energias e se mantém cada forma vez mais concreta e sustentável.

Com o sentimento de que “esse não é o fim, apenas o começo de um novo ciclo”, todos celebraram essa etapa concluída, com muitas promessas e intensão de continuidade – individual e coletiva – dessa jornada!

JIgHeTa6JJqXR8g-xIRrLMMc7jzL05oWs97tiXKk8Gs,paPtfbq2jbWCTWxybAjGj2BUgG6tKQQHOD6oHlqZUygEFeA6hOLTp1VfBQxE3q9SuagSB4O3KqUoCDt9VVmAwo,RCteFktQWYrPE5U29ie0UL9MsTGS4fwB-rCVkpkg6SM