Imagem de divulgação ONG 4.0

Terminou na última quinta-feira (15), em pleno Dia dos Professores, o curso “ONG 4.0 – Inovação em Modelos de Gestão”, realizado por uma uma parceria do Instituto GRPCom com a Sociedade Global.

Imagem: Primeiro dia do curso ONG 4.0

Os 6 encontros aconteceram no PIMENTA (Centro de Pesquisa, Inovação e Negócio da UTP), de agosto a outubro. O curso foi desenhado para organizações interessadas em inovar seus modelos de liderança, gestão, projetos e impacto em seus setores de atuação e pensar formas sistêmicas e integradas de atuar com os demais atores.

Alguns dos temas abordados: desafios complexos das organizações; liderar a partir do futuro que emerge; transformação cultural da organização; desenho de inovações sociais; ecossistemas de impacto; evolução e integração.

 

No último dia os participantes puderam apresentar o que desenvolveram para suas organizações durante o curso.

Imagem: Último dia do curso ONG 4.0Foram compartilhadas quais as inovações que estão propondo ou implementando nos temas de: liderança pessoal e desenvolvimento de lideranças, gestão organizacional, projetos sociais e impacto sistêmico no setor. Através de rodadas todos apresentaram a todos e receberem feedbacks. Além disso fizemos uma análise de tendências do terceiro setor, a partir dos cenários da Sociedade Civil 2023 e da leitura sobre o marco regulatório.