Tudo começa quando assumimos para nós a responsabilidade sobre a situação da nossa vida, da nossa cidade e do nosso país. Quando entendemos que somos parte fundamental dos enormes desafios, entendemos também que somos parte indispensável das soluções. E quando queremos gerar grandes impactos sociais, com mudanças que alcancem milhões de pessoas, o único caminho é a política.

A política tornou-se algo detestável. Diante disso, há duas alternativas. Fugir dela, o que permite com que pessoas com práticas detestáveis continuem a ocupá-la, ou participar o mais diretamente possível dela, o que cria possibilidades de efetivas mudanças e gera conhecimento da realidade que governa as decisões que fazem da sociedade ser o que ela é.

Na Primavera Cidadã, reunimos pessoas comuns, que não têm necessariamente histórico em política partidária, sindical ou de qualquer outra ordem, mas que querem transformar a realidade e criamos conjuntamente formas para que isso se torne possível. Abaixo, destacamos alguns dos projetos realizados atualmente pelo movimento, que têm sempre por base incentivar a geração de uma cultura de cidadania, na qual o cidadão e o político aprendam que ambos são responsáveis por fazer com que a vontade da população seja respeitada.

Projetos de iniciativa popular: Essa é uma das principais ferramentas que qualquer cidadão possui para transformar as leis de sua cidade, estado ou país. Atualmente, há aproximadamente 20 mil assinaturas coletadas para o projeto que reduz o salário dos vereadores e prefeito de Curitiba (http://goo.gl/CZBoEq).

Fiscalização da Câmara Municipal: Desde setembro de 2015, todas as sessões da Câmara Municipal são acompanhadas por pelo menos um integrante da Primavera Cidadã, que manda em tempo real informações e imagens online sobre o que está ocorrendo lá, de forma que outros cidadãos que não têm possibilidade de acompanhar pessoalmente as sessões se mantêm informados e podem avaliar com precisão o trabalho feito pelos vereadores.

Hortas cidadãs: A Primavera Cidadã cria em conjunto com a comunidade do local hortas urbanas, que depois são cuidadas pelos próprios moradores do local. Consideramos, assim, mais uma forma da cidadania ter experiências concretas de transformação da própria realidade com obtenção direta de benefícios pessoais.

Grêmios cidadãos: A partir de palestras sobre o estado democrático de direito, cultura cidadã e participação popular, a Primavera Cidadã colabora para a criação de grêmios estudantis em colégios públicos e particulares, transmitindo de forma pedagógica ferramentas para os alunos modificarem a própria realidade.

Como disse Platão, “o castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus que fazem”.  Não incentivamos o dualismo romântico do bom versus mau, mas partimos do princípio de que cada um de nós tem a tendência a se acreditar essencialmente bom e com capacidade para melhorar a política, portanto, se também se acredita que a política atual é danosa para a população somente há uma alternativa para não ser refém dos seus castigos: participar ativamente dela.

*Artigo escrito por Piatã Muller, membro do movimento Primavera Cidadã.