foto manifesto

Os problemas urbanos atingem cada um que mora em Curitiba, certo? Portanto, se todos fazem parte dos problemas, por que não fazem parte das soluções? Parar e repensar a nossa cidade é algo urgente. Não podemos mais sentar e esperar que as autoridades resolvam tudo. Precisamos agir! Para atender a isso, surgiu a campanha “Todos Fazem Parte”, organizada pela Sociedade Global, que pretende unir as pessoas para juntas criarem soluções e encaminhá-las. “Veni, vidi, vici!”, tudo ocorreu bem! Nestes sete meses de campanha tivemos um total de 12 temas, 13 laboratórios de inovação, 350 participantes, 30 parceiros, 37 soluções prototipadas e seis encontros de integração dos ecossistemas de educação, democracia e impacto social. Agora estamos na última etapa. Quer entender o que está acontecendo? Vamos explicar os detalhes aqui. Acompanhe!

(Para ver as fotos em tamanho maior, clique em cada uma)

foto propósito

foto etapas

Para dar conta de uma campanha tão abrangente, fizemos uso de uma metodologia de impacto sistêmico. Dentro desse método, há três etapas: articular, mobilizar e transformar. O primeiro passo da etapa de articulação envolveu o ato de irmos às ruas para pesquisar temas que a população sente necessidade de conversar. Também utilizamos a plataforma Delibera (link)  de consulta online. Depois fizemos uma triagem em 12 temas principais. Estes temas foram debatidos em diálogos integrativos, espaços nos quais as pessoas podiam discutir democraticamente. Nessa etapa tivemos 13 diálogos, 15 parceiros e mais de 160 participantes. O que foi debatido, foi copilado e discutido no evento Rumos Para Curitiba, com a participação de autoridades e representantes da sociedade civil. Nesse evento os assuntos mais importantes de cada tema foram mapeados, tornando-se diretrizes (orientações).

.

foto temasfoto articular

.

Após a articulação, veio a etapa de mobilização. A Sociedade Global organizou 13 Laboratórios de Inovação, nos quais foram levantadas várias ideias para os temas, seguindo as diretrizes selecionadas no Rumos Para Curitiba. O final dessa etapa foi a realização de soluções prototipadas para cada tema.

Confira alguns dos resultados Campanha Todos Fazem Parte – Portfólio de Protótipos 

.

foto mobilizar

foto impacto dados

.

Em que ponto a campanha “Todos Fazem Parte” está agora? Queremos colocar esses protótipos na prática! No dia 24 de novembro tivemos o “Laboratório Todos Fazem Parte”, no qual os protótipos foram analisados e um mapeamento de atores para cada solução foi feito. O evento contou com a participação dos músicos Ravi Brasileiro e Elian Woidello para inspirar os participantes.SONY DSC

Durante o evento, os convidados fizeram seus crachás, esclarecendo seus propósitos e talentos. Apresentaram-se e participaram de uma dinâmica de integração e networking.  Depois puderam optar pelos temas de seus maiores interesses e se agrupar para discutir e analisar a efetividade de cada protótipo. Também preencheram uma matriz de atores relacionados aos temas e um mapeamento de atores relacionado a cada  protótipo.

Templates usadas no evento

  Mapeamento de Atores-02

 

 

 

 

 

Matriz de Atores e Funções do Ecossistema-01

 

 

 

 

 

Quais são os próximos passos?  Internalização, mobilização, aceleração e festival “Todos Fazem Parte” (veja a figura).

foto transformar

Ah, não se esqueça: reserve o dia 17 de Dezembro das 14:00 às 20:00 na Praça Rio Iguaçu para o “Festival Todos Fazem Parte”! Haverá oficinas, rodas de conversas e atrações artísticas. É um momento importante do processo e queremos você com a gente!

Para participar basta clicar na imagem a seguir e preencher o formulário!

 Festival