SG

A Sociedade Global participou nesta semana de uma reunião com Greca sobre o Programa Curitiba 2035. A reunião teve a presença de secretários municipais, líderes locais, representantes do Terceiro Setor e de outros parceiros estratégicos. Carlos Jereissati Filho, CEO do grupo Iguatemi e José Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo, também fizeram parte do encontro, pois fazem parte do núcleo nacional de governança do programa. “É uma agenda integrada criada coletivamente e que distribui responsabilidades em diferentes setores, diferentes segmentos e atores de Curitiba na implementação, monitoramento e avaliação das ações que foram criadas dentro do programa”, explica Diego Baptista, articulador da Sociedade Global.

O motivo desta reunião é o fato de que Curitiba está entre as 12 cidades escolhidas pelo Programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável, fomentado pela Comunitas, organização fundada pela Ruth Cardoso e formada por líderes de grandes empresas. O objetivo do programa é unir setores públicos, privados e sociedade civil para colaborar com a superação de problemas econômicos e sociais, garantindo eficiência ao setor público das cidades selecionadas.

O programa Curitiba 2035 tem cinco pilares: gestão, inovação, fortalecimento, engajamento e hub de parcerias. Ele pode ser resumido na construção de diretrizes de longo prazo que nortearão as iniciativas de Curitiba por 20 anos. Para isso, ele é baseado nas metodologias de prospectiva estratégica do Programa de Cidades Inovadoras da FIEP.  Para Diego, o ganho da sociedade civil é poder “influenciar os programas e as políticas públicas do programa de gestão que já está estabelecido e ter essa relação um pouco mais próxima da cidade com a gestão pública”. A Sociedade Global, por exemplo, vai contribuir nos processos participativos e no aprimoramento do modelo de governança do projeto. Nosso papel também será garantir a continuidade do comitê gestor e a implementação dessas ações após o término do projeto. Gostou? Continue nos acompanhando, em breve traremos mais novidades!

Greca greca 02 greca 03