Você acha que as lutas pelo meio ambiente são de hoje?

As preocupações ambientais são uma tendência mundial e provam que vivemos em uma época de transição. Esses movimentos começaram no século 18, quando a revolução industrial intensificou a relação negativa entre homem e natureza. E acredite, a vontade que muitas pessoas possuem  de largar tudo e morar no campo não é de hoje. No século 19 os poetas românticos já exaltavam as belezas da natureza enquanto escritores como Henry David Threau exaltavam o retorno à vida simples. Mas o movimento ambientalista começou a se organizar depois dos bombardeios nucleares que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial. Desde lá, muita coisa aconteceu. Acompanhe alguns fatos que marcaram essa trajetória:

1962: publicação de “A Primavera Silenciosa”, de Rachel Carson. O livro da cientista norte-americana alertou sobre o uso agrícola de pesticidas químicos sintéticos. Ou seja: quando alguém quiser afirmar o lado positivo do uso de pesticidas químicos, você pode dizer: “essa discussão é tão 1962…!”

livro

1966: as pessoas observaram a primeira vista da Terra fotografada por uma sonda a partir da Lua. A foto foi transmitida para a Terra pelo ‘Lunar Orbiter I’ e recebida na estação de rastreamento NASA, em Robledo de Chavela, perto de Madrid, na Espanha. Em 1968 surgiu a primeira fotografia colorida da Terra feita pela tripulação da Apollo 8.  Essa foto foi um marco para a sociedade e para os ambientalistas.

Earthrise

1972: a ONU convocou a I Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, Suécia. Nessa conferência o pensamento de que o meio ambiente era uma fonte inesgotável foi modificado e problemas como secas de rios, ilhas de calor e efeito da inversão térmica tornaram-se um alerta mundial.

river

1988: a ONU e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) se uniram para criar o Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC), grande base de dados sobre as mudanças climáticas.

climate changes

1992: a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento aconteceu no Rio de Janeiro, episódio conhecido como “Cúpula da Terra”. Foi nesse momento que o pacto “Agenda 21” foi estabelecido com objetivo de afastar do mundo modelos insustentáveis de crescimento econômico.

rio

1997: o Protocolo de Kyoto estabeleceu metas obrigatórias para 37 países industrializados e para a comunidade européia. O objetivo era reduzir as emissões de gases estufas.

siyan-ren-29565

1999: ecologistas, anarquistas, trabalhadores sindicalizados, estudantes, pacifistas e humanistas se organizaram em uma grande manifestação contra o encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Seattle, EUA, pois não concordavam com as medidas que seriam discutidas no evento. O episódio foi marcado por confrontos violentos com a polícia e ficou conhecido como a batalha de Seattle.

seattle

2014: a ONU passou a contar com a Assembleia Ambiental das Nações Unidas (UNEA, na sigla em inglês), importante plataforma para tomadas de decisões conjuntas sobre o meio-ambiente. Mais de 160 países participaram do evento.

2017:  o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva para iniciar a saída dos EUA do Tratado de Associação Transpacífico (TPP), acordo assinado pelo governo de Barack Obama. Normas trabalhistas e ambientais faziam parte do tratado.

samantha-sophia-199597>
Você também sente que estamos em uma época de transição e tem vontade de agir?

Participe do programa de desenvolvimento de lideranças Jovens Profissionais do Desenvolvimento (JPD). Você passará por mentorias, coachings e vivências profissionais (job experiences) que vão te auxiliar a encontrar seu espaço de protagonismo diante dos desafios atuais.

As inscrições estão abertas: http://jpd.sociedadeglobal.org.br/

Cover