Estamos quase no terceiro ciclo do programa Jovens Profissionais do Desenvolvimento (JPD)! Como muita coisa legal rolou na fase anterior, a de mobilização, não poderíamos deixar passar isso em branco, né? Eventos, rodas de conversa e até mutirão movimentaram as ações feitas pelos fellows em 3 projetos! 

Espaços verdes: que movimento é esse?

Foi essa pergunta que motivou uma galera a conversar sobre como as hortas comunitárias, os espaços de convivência e os coletivos têm pensado na sustentabilidade e em iniciativas que aproximem tudo isso do cenário urbano.

A ocupação dos espaços públicos e privados e se sentir parte da cidade é o que guia esse projeto composto pelos fellows João Felippe, Lorana Schawantes, Andressa Mendes e Rosária Andrade!

A equipe aproveitou o espaço do Parque Gomm para unir as pessoas, ouvir mais sobre agricultura urbana e co-criar as soluções e ideias que podem beneficiar esse movimento. Mesmo com o feriadão de 7 de setembro, a repercussão foi bastante positiva.  Com tanta gente pensando no assunto, articular e incentivar todas essas ações é uma coisa que pode unir os coletivos, o poder público e beneficiar a todos 😉

Roda de conversa mobilizada pelo grupo de Espaços Verdes

Nesta pegada ambiental, a galera que faz parte do time de Águas Urbanas está trabalhando nas soluções conjuntas que podem ajudar a revitalizar o Rio Belém!  Para avançar no projeto, os fellows  Jean Carlos RibeiroLaura Moreira, Flávia Diniz e Tiago Marano fizeram três ações. A primeira foi no Parque São Lourenço, quando abordaram os visitantes para coletar informações sobre a opinião deles em relação ao Rio Belém. A segunda aconteceu no Colégio Estadual Manoel Ribas, situado ao lado do rio, no Prado Velho. O chamado “Vamos, juntos, revitalizar o Rio Belém?” mobilizou os estudantes da escola, o coletivo Lixo Zero, a Associação da Villa Torres e os JPDs para conversar sobre os desafios e as possíveis soluções para o rio. O diálogo foi desafiador, mas muito interessante! 

Além de facilitar esse diálogo e envolver pessoas que sofre com esse problema socioambiental, o time colocou as mãos na massa e, juntamente com o Coletivo Lixo Zero e outros movimentos interessados na causa, fez um mutirão de limpeza na beira do Rio Belém. Com isso, os fellows puderam vivenciar melhor a situação. São ações que visam impactar positivamente o rio e toda a comunidade! 

Mutirão no Rio Belém organizado pelo grupo Águas Urbanas

No projeto de Mobilização para a Participação Social, as fellows Maria Clara Iura Schafaschek, Mariana Steil, Nathiele Contrera e Bruna Martins participaram das audiências públicas do Fala Curitiba, compilaram os dados e descobriram um pouco mais sobre como as pessoas se enxergam no processo de escolha e decisão do que acontece na cidade. Para finalizar essa fase do projeto, o evento “Construindo a participação, Participando para Construir” movimentou a Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU). Lá, as meninas puderam compartilhar experiências com líderes comunitários, pessoas interessadas no assunto e representantes de organizações sociais da cidade.O principal objetivo foi colocar o assunto em pauta, de forma lúdica e criativa, convidando as pessoas a refletirem sobre como fazem a diferença neste processo. Na divulgação do evento, teve até quiz do buzzfeed (ainda não fez o seu? corre lá)!

Evento na CEU realizado pelo grupo Mobilização para a Participação Social

A Sociedade Global entende que, ao construir esses espaços e eventos de diálogo, somamos força e talentos! Mesmo que esses momentos sejam apenas o começo de um projeto maior, trazer as pautas da cidade à tona é muito importante para qualquer mudança. Por isso, convidamos você a somar com a gente neste terceiro ciclo! Os projetos estão aberto para novos participantes. Venha colaborar e fazer parte dessa jornada de transformação!