Diálogos Democráticos

Diálogos Democráticos | Plano Diretor

 

Aconteceu no dia 09 de Julho de 2014 no Nex Coworking, o primeiro evento da série “Diálogos Democráticos”.

Slide1

A edição piloto, a cargo dos participantes do Programa Jovens Profissionais do Desenvolvimento, tinha como tema o Plano Diretor de Curitiba, como parte do desafio de compreender melhor o cenário da Governança Democrática em Curitiba e identificar:

“Como poderíamos otimizar o uso das ferramentas de governança já existentes para possibilitar o acesso e a participação cidadã no Plano Diretor?”

O evento reuniu mais de 50 atores de diferentes áreas e setores da sociedade, como o Coordenador do IPPUC Miguel Roguski, o Presidente do IBQP, Sr. Rodrigo Rocha Loures, além de representantes e Organizações da Sociedade Civil como o Instituto Atuação.

IMG_4128

Ao longo do Programa, como etapa que precedeu o evento, os jovens realizaram pesquisas de observação na cidade, incluindo as Audiências Públicas e as descobertas que obtiveram, utilizando métodos de Design Centrado no Ser Humano.

O evento marcou o inicio de um processo de engajamento de atores no tema e proporcionou 3 momentos importantes:

– Apresentação de resultados da pesquisa e geração de insights pelos presentes;

– Identificações de áreas de oportunidades;


– Brainstorming de soluções.

Todo o conteúdo gerado nas atividades integravam um grande painel colaborativo que ia sendo preenchido ao redor do auditório conforme o evento avançava. Com os resultados à vista, a inteligência coletiva ganhou força e incentivou ainda mais a colaboração entre todos. 

IMG_4118

A partir dos insights gerados, os participantes identificaram grandes áreas de oportunidades, como estas:

  • Oportunidades de participação e retorno;
  • Responsabilidade compartilhada;
  • Resgate da credibilidade no processo participação;
  • Agendas Locais;

WP_20140709_027

As inúmeras ideias geradas foram avaliadas e priorizadas pela equipe de jovens, que está tendo o desafio de prototipar uma solução com base na contribuição desses atores. O processo dinâmico agradou aos presentes e estimulou a abertura de espaços de diálogo mais participativos e democráticos em nossa cidade. Esperamos contar com muitos como esse!

No link a seguir é possível acompanhar em detalhe o conteúdo gerado colaborativamente pelos atores presentes* :

Diálogos Democráticos JPD

Slide23

*Estimulamos o compartilhamento e utilização deste material em ações diversas com o propósito de  gerar novas soluções para o Desenvolvimento Local e o Protagonismo Juvenil de forma participativa, desde que garantindo crédito a seus autores, não havendo edição do material, nem fins comerciais. Observe a licença Creative Commons e aproveite!

realizacao