O Laboratório de Inovação Urbana é um ambiente colaborativo que tem como objetivo potencializar a cidade enquanto um espaço de diálogo, questionamentos e experimentação para a promoção de espaços públicos mais inclusivos e integradores.

Reconhecemos a cidade como um território de responsabilidade compartilhada e acreditamos que o engajamento dos diversos atores sociais no planejamento da cidade gera apropriação do espaço urbano, senso de pertencimento e consciência cidadã.

O urbanismo colaborativo parte do objetivo de exercitar a construção de espaços reais, para pessoas reais, em que a opinião dos envolvidos em uma comunidade e suas experiências cotidianas com o espaço sejam a motivação e o resultado do desenvolvimento do território. Os profissionais que aplicam essa metodologia não trazem a pretensão de serem os criadores de estratégias, e sim facilitadores para que elas sejam elaboradas por um grupo que envolva as pessoas diretamente influenciados por elas.

 

O QUE FAZEMOS

  • Capacitações em metodologias de urbanismo colaborativo
  • Articulação de atores sociais (governo, universidades, iniciativa privada, ONGs, cidadãos) para a co-criação de soluções para a cidade
  • Projetos de intervenções em espaços públicos
  • Processos de transformação urbana através de mutirões comunitários

COMO FAZEMOS

Nosso time é especializado no desenho e facilitação de processos e dinâmicas que levem à construção coletiva de soluções sistêmicas, por meio de metodologias de sensibilização, articulação e capacitação.

O princípio do engajamento cívico está atrelado à soberania nas mãos dos cidadãos, onde estes, com participação ativa nas tomadas de decisão podem exercer seus direitos e como consequência diminuir o espaço existente entre a comunidade local e os formuladores de políticas públicas.

O mapeamento e o diagnóstico colaborativos buscam produzir análises espaciais que possibilitem uma visão da realidade cotidiana vivida pelas pessoas, baseando-se nos sentimentos da sociedade relacionados ao lugar. Trata-se, portanto, de uma ferramenta para conectar demandas e temáticas ao território de forma que os próprios usuários sejam os principais autores das informações que estarão no mapa formado.

O urbanismo tático é um método que promove transformações rápidas e de baixo custo para apoiar o planejamento urbano de longo prazo. São projetos efêmeros executados no espaço urbano com a finalidade de propor novas possibilidades de uso e apropriação, desenvolvidos com e para a população. A inclusão dos diversos setores da sociedade e a mobilização popular são premissas para a transformação dos espaços nessa abordagem. Trata-se de um movimento “de baixo para cima” em que a inteligência coletiva é integrada para solucionar problemas comuns da cidade.

 

Ações realizadas | 2019

Fevereiro: 1º Encontro Laboratório Urbano – Oficina de Mapeamento de desafios e temáticas urbanas de Curitiba no Terraço Verde

Março – Abril: Oficinas semanais – Placemaking, ferramentas do urbanismo colaborativo

Maio – Agosto: Encontros semanais – Cocriação de projeto de inovação urbana;

Oficinas de Diagnóstico Colaborativo – curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR

 

 

 

Quem realiza

Somos um grupo de facilitadores e profissionais capacitados em metodologias de construção colaborativa. Pesquisador@s, arquitet@s e urbanistas atuantes nos espaços urbanos motivados pelo propósito de repensar os territórios por meio da cidadania e do coletivo.

Coordenação: Andressa Mendes e Marina Gennari.

 

Entre em contato: lab.inovacaourbana@gmail.com