Campanha Todos Fazem Parte
Venha cocriar a transformação que você quer ver na sociedade!
Na campanha “Todos Fazem Parte”, lançada neste mês pela Sociedade Global, atores de diversas áreas da cidade puderam cocriar juntos novos modelos de governança, colaboração e inovação para os desafios da sociedade em Curitiba!
A campanha se construiu a partir do princípio de que se todos fazem parte dos problemas que enfrentamos na sociedade, todos devem fazer parte do diálogo em busca de soluções criativas e efetivas. Nossa abordagem centrada no ser humano e distribuída no ecossistema, conta com metodologias e ferramentas que promovem resultados transformadores para as diferentes partes envolvidas, pois atendem à interdependência entre causas e efeitos dos desafios em sua complexidade sistêmica e estrutural.
Temos como propósitos uma sociedade mais colaborativa e integrada, onde os atores e pessoas atuam juntos na criação de ações coletivas para a cidade, contribuindo para uma sociedade justa, sustentável e integrada que vive uma cultura de transformação para o bem-comum.
PRINCÍPIOS TODOS FAZEM PARTE
- Diálogo – diferente do debate, o diálogo constrói um novo significado a partir da interação entre escuta e fala. Sem julgamentos, sai da competição e abre espaço para a colaboração.
- Empatia – a empatia dá o poder de ver através de outros olhos e de se conectar com a verdade de cada parte; é generativa porque gera o novo quando transcende a visão atual e traz uma compreensão que não existia antes.
- Diversidade – apreciar e valorizar a diversidade de perspectivas que contribuem com o todo ao passo que respeita a condição de equidade ao dar as mesmas condições de liberdade e oportunidade para todos em uma coexistência harmônica.
- Autonomia – garantir a autonomia dos indivíduos para coliderar e exercer sua contribuição autêntica ao mesmo tempo que reconhece a responsabilidade de cada um pelo resultado coletivo, com ética e comprometimento.
- Complexidade – compreender que a complexidade é fruto da delicada interconexão de atores e fatores e que seus movimentos acabam modificando a forma de atuação de um dado sistema.
- Soluções Integradas – buscar soluções é sair da lógica do problema e passar a enxergar desafios a serem superados com confiança. A complexidade pede um conjunto de soluções integradas que se complementam com maior potencial de impacto sistêmico.
- Impacto Sistêmico – com soluções integradas e ressignificação de modelos mentais, padrões e estruturas é que se geram resultados capazes de transformar indivíduos, suas relações e o sistema como um todo.
TODOS FAZEM PARTE – de poucos para muitos e também de muitos para poucos, passamos a enxergar TODAS as partes de uma trama delicadamente interconectada; chave para soluções que TODOS são convidados a cocriar.
Seja um ator protagonista e vem com a gente!
Vamos fazer isso de junho a dezembro, através de diagnósticos colaborativos sobre desafios e soluções para Curitiba; por meio de ofertas e demandas dos atores de ecossistemas da cidade; do desenho e facilitação de ambientes de aprendizagem transformadora; de eventos de diálogo, colaboração e integração de atores; e de mobilizações de sensibilização e conscientização da população de Curitiba.
Se você está disposto a se encontrar com o “outro lado”, a superar suas verdades, dialogar e a cocriar, esta é a hora! Seja voluntário e participe deste processo de articulação, integração e transformação de Curitiba. Precisamos de pesquisadores, facilitadores, designers, arquitetos, engenheiros, programadores, educadores, gestores, empreendedores, artistas e cidadãos…todos fazem parte!
Seja um voluntário e vem com a gente!
O que já foi feito?
- Maio (Inteligência Colaborativa)| Fizemos uma primeira leitura de cenário de Curitiba com alguns atores dos ecossistemas de educação, democracia e impacto social;
- Junho (Imersão na Realidade) | Foram feitas algumas intervenções e consultas na cidade perguntando para os cidadãos e atores sobre quais temas precisamos falar.
O que está sendo feito?
- A partir do dia 20 de Junho | Faremos os Diálogos Integrativos (presenciais e descentralizados) para conversar sobre os temas que foram levantados anteriormente;
- Até o dia 07 de Julho| Acontecerão Entrevistas e Jornadas de Imersão em Contexto para nos aprofundarmos nos temas.
Para acompanhar os eventos da série Diálogos Integrativos ou anfitriar uma conversa sobre algum tema significativo para vocês, as pessoas e organizações ao seu redor e para a sociedade. Oferecemos apoio com um kit para facilitadores dos diálogos e sistematização das contribuições que irão para as próximas fases da campanha.
O que ainda será feito?
- Julho | Acontecerá a divulgação dos resultados e deliberação virtual com o público;
- Agosto | Faremos um grande evento de Análise Sistêmica e cocriação com os diversos atores e cidadãos;
- Agosto | Etapa de inovação aberta com ações de consulta e interação com a sociedade para levantar muitas ideias e contribuições sobre as diretrizes e áreas de oportunidades identificadas;
- Setembro | Laboratórios de Inovação Sistêmica para criação de um portfólio de soluções integradas para as oportunidades e ideias levantadas;
- Outubro | Eventos de alinhamento e internalização com os envolvidos acerca de acordos de responsabilidade compartilhada para a implementação das soluções testadas;
- Outubro | Estratégias de mobilização e conscientização pública para disseminação das novas práticas e comportamentos;
- Novembro | Ações de aceleração para tornar as soluções mais acessíveis a todos;
- Dezembro | Evento de integração e celebração com todos que fizeram parte da campanha em Curitiba;
Ambientes de Aprendizagem Transformadora
O período da campanha contará com o suporte das ofertas de ambientes de aprendizagem que a Sociedade Global tem em seu calendário que iremos adaptar para as necessidades e demandas dos participantes da campanha, assim como direcionar para os temas emergentes na sociedade.
- Curso de lideranças para sociedades justas, sustentáveis e pacíficas;
- Oficinais regionais de engajamento das comunidades;
- Círculos de mentorias, aconselhamentos e coachings;
- Curso de gestão de times e organizações colaborativas;
- Laboratório de inovação social aprofundado para times e inovadores;
- Formação de facilitadores da transição;
- Curso de inovação democrática e engajamento cívico.
O que você quer trazer para a realidade?
Participe da Campanha Todos Fazem Parte!
contato@sociedadeglobal.org.br
Quem já faz parte…