Aconteceu no dia 24 de Outubro o Laboratório de Inovação Social e Desenvolvimento Local, facilitado pela Sociedade Global com a parceria do Instituto GRPCOM.

Inovação Social consiste em “ uma nova solução para um problema social. Uma solução mais efetiva, eficiente, sustentável ou justa que as soluções já existentes, e que, prioritariamente, gere valor para a sociedade como um todo ao invés de beneficiar apenas alguns indivíduos.”   (Stanford Social Innovation Review)

Nos laboratórios de inovação social, pessoas, grupos e/ou organizações de origens diferentes encontram-se em um mesmo ambiente de aprendizagem (físico ou virtual), para que através da colaboração e da diluição das fronteiras e limites de suas funções, posições sociais ou campos de atuação, melhores resultados finais possam ser obtidos, superando desta  forma desafios que não puderam antes ser superados.

O laboratório desenvolvido com o GRPCOM,  foi ofertado para gestores de instituições do Terceiro Setor com o objetivo de superar desafios reais de suas organizações. O evento durou o dia todo e foi bastante produtivo.

DSC00080

O processo começou no momento da inscrição dos candidatos, quando todos tiveram a chance de mandar desafios de suas organizações que gostariam que fossem trabalhados no grupo, como por exemplo “melhorar a comunicação com os diversos públicos” e “como transformar voluntários em empreendedores sociais”. Muitos deles comuns aos demais gestores, o que fortalece a intenção de promover diálogo e articulação entre o setor em espaços como este.

DSC00086

A partir daí a inteligência coletiva, através de métodos criativos, colaborativos e de Design Centrado no Ser Humano, levaram os gestores a um olhar mais aprofundado sobre os desafios e à cocriação de soluções para eles.DSC00108

A tarde foi finalizada com a apresentação de protótipos desenvolvidos por cada equipe. Os feedbacks compartilhados pelos participantes foram muito positivos, e todos se mostraram bastante contentes com o resultado obtido e com a troca de experiências.

DSC00236

 

Pablo Daniel Gálvez, pedagogo e participante do evento afirmou que “A organização do dia foi bem produtiva, pois demos um passo de cada vez, e assim, passo a passo, fomos nos aprofundando e ao mesmo tempo nos distanciando do desafio que ali aparecia, permitindo assim, ver a situação com outros olhos… E quando achamos que vimos tudo, eis que no final, pessoas inseridas em outros grupos ampliaram ainda mais a visão… “

Essa é justamente a ideia do laboratório: proporcionar a chance de antigos problemas serem vistos através de novos olhos, para que através da troca de experiências e cocriação coletiva possamos construir inovações capazes de superá-los.

Nós da sociedade global ficamos muito felizes com a parceria  do Instituto GRPCOM e com a chance que tivemos de encontrar pessoas bem dispostas e receptivas  de diversas organizações. Acreditamos que esta foi uma oportunidade significativa e importante para incentivar a integração entre os gestores de organizações sociais, além de termos gerado protótipos interessantes para a solução de desafios que são, por muitas vezes, comuns a todas as organizações do setor.

Esperamos encontrar a todos em breve para outras atividades tão relevantes – e até mais –  quanto esta.  Agradecemos a todos os presentes pela participação!