“Todos Fazem Parte – Rumos para Curitiba” acontece dia 6 de agosto e é oportunidade para discutir temas que impactam a capital

Você já pensou numa Curitiba mais integrada e colaborativa? É com o objetivo de buscar, em conjunto, soluções para desafios que impactam a capital que uma articulação de atores locais promove no dia 6 de agosto o evento “Todos Fazem Parte – Rumos para Curitiba”. A iniciativa acontece a partir das 13h30, na Casa do Estudante Universitário do Paraná.

O evento consiste na segunda etapa da campanha “Todos Fazem Parte”, iniciada em março pela organização, e que considera que, se todos fazem parte dos desafios, todos fazem parte da solução. A ação teve como pontapé articulações com aproximadamente 40 atores protagonistas de Curitiba e a realização de 13 diálogos integrativos presenciais, com mais de 160 envolvidos e apoio de 15 parceiros. Entre os temas debatidos estão questões sobre educação, alimentação e sustentabilidade, feminismo, participação cidadã, engajamento social, consumo consciente e novas economias.

O articulador de ecossistemas da Sociedade Global, Diego Baptista, explica que no evento do dia 6 serão analisados com a comunidade os resultados desse diagnóstico colaborativo. A ideia é traçar diretrizes para os rumos da cidade. “A partir de dados secundários, de entrevistas e dos resultados dos diálogos integrativos, os participantes aprofundarão a análise com base no documento de diagnóstico colaborativo que será divulgado em breve”, observa.

Todo o trabalho será realizado em grupos. Os participantes serão divididos em equipes por temas de interesse. Ao todo, serão 11 mesas de diálogo que tratarão de temas como Cultura, Arte, Refugiados e Imigrantes, Preconceito, Racismo, Homofobia, Minorias, Deficientes, Espiritualidade, Cultura Indígena e Saberes tradicionais, Ecologia, Alimentação, Orgânicos, Segurança, Educação, Primeira Infância, Maternidade e Paternidade, Formação da consciência, Êxodo Rural, Consumo, Empreendedorismo, Mobilidade, Habitação, Tecnologia e Saúde.

As diretrizes apontadas no evento servirão de base para que, em Agosto e Setembro, protótipos de soluções integradas sejam desenhados em um laboratório de inovação social.

A Campanha Todos Fazem Parte é uma iniciativa articulada em rede pela Sociedade Global, Primavera Cidadã, Code for Curitiba, Rede Livre, IBQP, Libria, Curitiba Lixo Zero, Design ao Vivo, Instituto GRPCOM, Nossa Causa, Projeto Comunitário da PUCPR, Jr Achievement, Quíron, Instituo OPET, Instituto Legado, Instituto Nhandecy, Laboratório de Cultura Digital, Instituto Atuação, Casa B, Casa Labirinto, Linyon, Solimões 541, Passos da Criança, Villa Coworking, Casa do Estudante Universitário do Paraná, Teia Conexões Significativas e O Planeta É um Só.

SERVIÇO

“Todos Fazem Parte – Rumos para Curitiba”

Data: 6 de agosto

Horário: a partir das 13h30

Local: Casa do Estudante Universitário do Paraná (Rua Luiz Leão, 1, Centro)

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento no Facebook (https://www.facebook.com/events/148803322190714/).

Mais informações sobre a campanha:

http://www.sociedadeglobal.org.br/campanha-todos-fazem-parte/

Diagnóstico Colaborativo – Campanha Todos Fazem Parte